quarta-feira, 4 de junho de 2008

A Coudelaria Nacional tem o seu efectivo distribuído em três locais

Coudelaria Alter Real - Depósito de Garanhões
É constituído por Garanhões Lusitanos, (a raça nacional) Árabes, Puro Sangue Inglês e Sorraias.
Só existem duas formas de estes animais fazerem parte do Depósito, ou são oriundos das éguas do Estado português e após terem sido testados são admitidos como reprodutores, ou são comprados aos criadores particulares, nunca antes dos sete anos, e têm de possuir um curriculum aceitável, que justifique a sua aquisição pelo Estado.
Mouchão do Esfola Vacas - Éguada
Local privilegiado, situado na margem direita do Tejo, com uma área agrícola de 80há.
As éguas pastam livremente, cada animal tem à disposição cerca de dois hectares de terreno, formam dois grupos consoante a raça, e mantém-se unidas, apesar da inexistência de inimigos naturais. Uma égua mais velha de cada raça lidera a deambulação das manadas.
Neste Mouchão de pasto espontâneo é suficiente para alimentar toda a éguada e poldros até aos seis meses de idade, altura em que é feito o desmame, só aqui permanecendo as poldras até atingirem os três anos.
Mouchão do Salgueiral - Recria dos Poldros(Potril da Azambuja)
Fica situado numa ilha no Tejo, nas proximidades da Azambuja, com uma área de 54há.
Nesta área é feita uma sementeira de prado permanente à base de trevo branco, trevo morango, festuca e azevém prene, com uma duração de cinco a seis anos.
Os jovens machos, depois de marcados com o ferro, são transportados para o Salgueiral, onde permanecem até aos três anos de idade. A passagem faz-se por um caminho a nordeste, que só pode ser utilizado na maré baixa.
Diariamente, o tratador serve-se de uma pequena embarcação para cuidar dos animais. Neste Potril, é feita a recria de todos os poldros pertença da Fundação Alter Real, não só dos nascidos na Coudelaria Nacional, mas também dos nascidos na Coudelaria Alter Real.

Sem comentários: